Ter um bebê é a experiência mais maravilhosa que uma mulher pode ter, já que é a realização da função biológica que as tornam o que são.

Após o processo de dar à luz, o trabalho verdadeiro começa. Mamadeiras, trocas de fraldas e vacinas são apenas algumas coisinhas que a nova mamãe tem de aprender rapidamente.

Outra coisa importante a se considerar na chegada do bebê é o tipo de berço vai ser usado.

É unânime entre os médicos pediatras: a regra número um a seguir para escolher o berço certo é SEGURANÇA.

A segunda regra diz ser a segurança e a terceira enfatiza a segurança.

Conclui-se que não é suficiente apenas dizer, deve ser enfatizado que o berço é um item crítico para o conforto do bebê.

Então como encontrar o berço perfeito? 


O colchão não deve ser nem muito duro nem muito macio.

No passado, a síndrome da morte súbita infantil foi atribuída a colchões muito macios.

Isto acontece quando o colchão é muito macio e o nariz e a boca do bebê fica encoberta e o ar que ele(a) inspira é o mesmo que ele libera.

Isso é perigoso para o bebê, pois ele vai respirar mais dióxido de carbono (Co2) do que oxigênio e os efeitos podem levar a sonolência, coma ou mesmo a morte.

Existem muitos modelos e estilos de camas de bebê. E com isso, fica claro que o berço do bebê deve ser a união perfeita entre os itens escolhidos.

As três maiores seleções são: o berço de vime, um berço com barras altas ou berços de balanço. Mas qual a diferença entre um e outro?

Diferenças entre berços

O berço de vime tem o formato oval e serve como cama para o bebê, existem modelos redondos também. 

Este tipo de acomodação não é muito comum no Brasil, aqui geralmente são feitos de outros materiais como o plástico, entretanto, em algumas regiões de ascendência européia, podem ser encontrados.

Os cestos geralmente são cheios de laços e enfeites. O colchão do bebê deve se acoplar perfeitamente ao cesto, e ter bastante espaço para o bebê poder rolar de um lado para o outro.

O berço é uma cama cercada com barras altas para a segurança do bebê. Berços são geralmente mais econômicos, uma vez que pode ser usados pelas crianças até os dois anos de idade ou mais.

Em todos os casos, o material usado para fazer o móvel deve alertar e sinalizar para a mãe o quanto de precaução e segurança são necessários. O berço geralmente é retangular, com colchões que se adequam ao seu tamanho.


O local do sono do bebê geralmente é um conjunto de cobertores e pequenos travesseiros. Travesseiros em forma de salsicha também podem ser usados.

Entretanto, não devem ter mais que três travesseiros, uma vez que o bebê pode usá-los para pular e cair do berço.

Os berços de balanço vêm em vários tamanhos e formatos e são como cadeiras de balanço.

Algumas mães preferem este tipo de berço quando o bebê é muito nervoso ou irritado, ele ou ela pode ser “balançado” para se acalmar.

Não se usa muita coisa dentro deste tipo de berço, ele é usado principalmente para ninar o bebê até dormir. Funciona mais ou menos como uma cadeira de Balanço.

Entretanto, não é necessário que se usem os três tipos para se manter o bebê seguro, quente e a salvo. Apenas um é necessário e vai depender da preferência dos pais.


O preferido é o berço, pois pode ser utilizado por mais tempo.

Agora que já falamos sobre o equipamento básico, como nós o equipamos para ser o local de sono do bebê?

Já estabelecemos que este local deve se adequar ao equipamento para evitar acidentes e outros imprevistos.


O material mais adequado para usar é algodão que é absorvente e macio para a pele do bebê.

Formas e desenhos diferentes podem ser usados para estimular o reconhecimento de cores e formatos para o neném.


Com isso já dá pra ter uma ideia de como deve ser a cama do bebê, certo?

Portanto, a acomodação do bebê é um fator crucial para se manter o bebê feliz e saudável.


Vai a um Chá de Bebê e não sabe o que dar de presente? Que tal uma Cesta de presentes?